A Conmebol entrou com um procedimento disciplinar para investigar o ato de racismo de um torcedor do Talleres contra torcedores são-paulinos, na vitória por 1 a 0 do Tricolor, nesta quarta-feira (2), no Estádio Mário Alberto Kempes, em Córdoba, na Argentina. O duelo era válido pela primeira rodada da fase de grupos da Libertadores da América.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, é possível ver um torcedor do Talleres imitando gestos de um macaco para provocar a torcida do São Paulo. De acordo com apuração do Globo Esporte, a entidade sul-americana irá a fundo no caso.
Segundo o regulamento da Libertadores, um clube envolvido em casos de racismo pode sofrer punições como multas e jogar em casa com portões fechados, ou seja, sem a presença de torcida. Entretanto, a Conmebol ainda irá investigar o ocorrido para bater o martelo em cima do caso.
A medida foi tomada depois de diversas reuniões da entidade para debater o caso envolvendo o brasileiro Lughi, do Palmeiras, vítima de racismo de um torcedor paraguaio do Cerro Porteño, pela Libertadores Sub-20.
Importante destacar que Ronaldo, até então candidato à presidência da CBF (desistindo antes das eleições por falta de apoio), será coordenador de um grupo de trabalho da Conmebol, com o objetivo de investigar e encontrar soluções para casos envolvendo injúrias racistas no futebol sul-americano. A idade da entidade é de identificar os responsáveis pelos atos e puni-los severamente, como a expulsão de todos os estádios da América do Sul.
Este é um conteúdo original do site
“Portal do Sãopaulino (https://portaldosaopaulino.com.br/)"
Clique no link para conhecer o site.