Fundado em 1º de outubro de 1881, o Football Club des Girondins de Bordeaux tornou-se uma das grandes potências do futebol francês. Hexacampeão nacional com as conquistas em 1950, 1984, 1985 1987, 1999 e 2009, o clube viu sua vida virar de cabeça para baixo após anunciar falência em julho deste ano.
Após ser rebaixado para a terceira divisão francesa por problemas financeiros, o Bourdeaux encontrou na falência uma das possibilidades para se reinventar. Na ocasião, todos os jogadores do plantel tiveram seus contratos rescindidos e ficaram livres no mercado. O centro de treinamento da equipe também foi fechado.
Decidindo por abandonar o estatuto de profissional, o Bourdeaux hoje faz parte da Championnat National 2, competição equivalente a quarta divisão do Campeonato Francês. O clube é o atual sexto colocado do Grupo B, com 18 pontos conquistados em 11 rodadas.
O nome mais conhecido de seu atual elenco é o inglês Andy Carroll, ex-centroavante de Liverpool, Newcastle e West Ham. Aos 35 anos, o jogador soma incríveis sete gols anotados em seus primeiros sete compromissos pelo clube francês. Antes de topar a aventura, Carroll vestiu as cores do Amiens, da segunda divisão francesa.
Um dos clubes mais tradicionais do país, o Bourdeaux já foi casa de craques como Zinedine Zidane e Pauleta. Atletas brasileiros também defenderam o clube, casos do zagueiro Pablo e do lateral-direito Mariano. Além da liga nacional, o Bordeaux tem títulos da Copa da França, da Supercopa da França e da Copa da Liga Francesa.
Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Portal do Palmeirense.
Este é um conteúdo original do site
“Portal do Palmeirense (https://portaldopalmeirense.com.br/)"
Clique no link para conhecer o site.