]

FIFA cancelou Mundial que o Palmeiras iria disputar

Fonte: Portal do Palmeirense em 25/Dez/2024

Fifa

Campeão da Copa Libertadores da América de 2021, ao bater o Flamengo na grande decisão no Estádio Centenario de Montevidéu, o Palmeiras foi o primeiro clube sul-americano a garantir presença na disputa do Super Mundial de Clubes da FIFA, torneio que terá sua primeira edição entre junho e junho de 2025 nos Estados Unidos.

Esta, no entanto, não foi a primeira vez em que o Verdão se prontificou a atuar em um “Super Mundial” da entidade. Isto porque, em 2001, o clube foi um dos convidados da entidade para disputar a segunda edição do Mundial de Clubes ao lado de Real Madrid, Boca Juniors, Deportivo La Coruña, Galatasaray e Los Angeles Galaxy.

Vencedor da Libertadores de 1999, o Palmeiras ficou de fora da primeira edição para que Corinthians, campeão brasileiro de 1999, e Vasco da Gama, campeão continental em 1998, fossem os representantes do Brasil no torneio disputado em janeiro de 2000 em São Paulo e Rio de Janeiro. No fim, o time paulista foi o campeão.

Como forma de “retribuir”, a FIFA então chamou o Alviverde para a edição de 2001, que seria disputada nas cidades de Madri e La Coruña, ambas na Espanha. A entidade chegou a realizar um sorteio das chaves, colocando o Palmeiras no Grupo B ao lado de Galatasaray (Turquia), Al-Hilal (Arábia Saudita) e Olimpia (Honduras).

A competição, no entanto, não sairia do papel. Sem interesse comercial, a FIFA cancelou o Mundial de Clubes e indenizou os participantes em US$ 750 mil após muita reclamação dos dirigentes. O torneio só voltaria a ser disputado em 2005, com vitória do São Paulo. Desde então, o Palmeiras participou das edições de 2020 e 2021.

Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Portal do Palmeirense.

Este é um conteúdo original do site
“Portal do Palmeirense (https://portaldopalmeirense.com.br/)"
Clique no link para conhecer o site.